Segunda, 18 de março de 2019
83 996 100 101
Saúde

11/03/2019 às 09h09

Redacao

São Bento / PB

Idosos precisam de cuidados para lidar com altas temperaturas
Alguns cuidados devem ser observados para evitar transtornos nos idosos. Um deles é manter o corpo hidratado e protegido das variações de temperatura
Idosos precisam de cuidados para lidar com altas temperaturas

Considerada uma aliada para estimular a produção de vitamina D no corpo humano, a exposição ao sol deve ser feita com moderação, principalmente pelos idosos. Aliás, além do desconforto, as altas temperaturas podem trazer até problemas de saúde para a turma da terceira idade.

De acordo com a geriatra Maristé Mendes, alguns cuidados devem ser observados para evitar transtornos. Um deles é manter o corpo hidratado e protegido das variações de temperatura.

Segundo Maristé, é muito importante que o idoso se exponha ao sol, mas em horário adequado. “Em épocas quentes, como a que estamos vivendo, o idoso deve fazer uso de roupas leves, evitar casacos pesados, mas o mais importante é beber água”, disse.

Ela disse que alguns idosos não gostam de beber água ou até mesmo esquecem, mas alertou para a necessidade de ingestão de uma média de sete copos de líquido por dia, podendo ser água, suco ou chá.
Altas temperaturas podem causar insolação

Maristé Mendes explicou que a exposição a altas temperaturas pode provocar insolação. E em casos de mudanças bruscas, o idoso fica mais vulnerável a ocorrência de choques térmicos. “Se tivermos uma mudança brusca, em temperaturas extremas, pode ocorrer até um choque térmico. Por isso, o recomendado é evitar sair de um local muito quente e depois ir para um muito frio, ou vice-versa”, observou.

Alimentação também requer cuidados

A geriatra também alertou para a importância de o idoso ter uma alimentação saudável, e em horários adequados. Ela disse que alimentos considerados ‘pesados’, ou seja, de difícil digestão, devem ser evitados.

Uso do ventilador

Para fugir do calor, a médica disse que o uso de ventiladores e ar-condicionado é permitido, desde que o ambiente e os equipamentos estejam limpos. “O ventilador pode ser usado, caso o ambiente seja estéril. Já o ar-condicionado é mais indicado, agora de forma moderada, pois abaixo dos 25ºC é temerário”, afirmou.



Portal Correio, com Alexandre Freire

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium