GOVERNO - PB - TOPO
GOVERNO - PB - TOPO - 2
ACESSO

Governo investe R$ 1,2 mi em estradas para áreas indígenas em Marcação

O anúncio foi feito durante as comemorações alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, na Okakaraíba, terreiro sagrado da Aldeia São Francisco, no último sábado.

23/04/2019 08h26
Por: Redacao

O governo do Estado investirá R$ 1,2 milhão em obras de pavimentação e melhoria de trechos íngremes de estradas nas aldeias Tramataia e Camurupim, no município de Marcação. O anúncio foi feito durante as comemorações alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, na Okakaraíba, terreiro sagrado da Aldeia São Francisco, no último sábado.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, representou o governador João Azevêdo e disse que o momento atual pede mais visibilidade das ações em favor da população indígena. “A política estadual para indígenas vem sendo fortalecida dentro da gestão pública e continuamos atendendo as demandas apresentadas pelas lideranças”, afirmou.

O cacique geral Sandro Potiguara disse que a união do povo potiguara é importante para fortalecer e enfrentar os retrocessos apontados pela política do governo federal para os povos indígenas. “O sentimento é de união dos povos indígenas, sem isso não tem como preservar nossa cultura e garantia dos direitos”, disse o cacique geral.

O governo também entregou 50 mil alevinos de quatro tipos de peixes para estimular a produção de alimentos nas aldeias, dentro do projeto Piscicultura em áreas indígenas desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca (Sedap) para criação de peixes em tanques.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social também lançou a ronda da patrulha indígena nas escolas estaduais das aldeias Tramataia e Brejinho. A patrulha foi implantada no ano passado beneficiando 17 aldeias indígenas Potiguaras, mas não existia ronda nas escolas. “É uma demanda para coibir os índices de violência entre jovens”, observou Gilberta Soares.

O governo também promoverá, de 24 a 28 de abril, os X Jogos Indígenas da Paraíba, nas aldeias Jacaré de Cesar e Aldeia Brejinho, no município de Marcação, com apoio da Secretaria de Esportes e Juventude e Lazer (Sejel).

Na área de Educação, o governo anunciou a formação continuada para professores que atuam nas aldeias a partir de junho. Também fará ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas para duas escolas estaduais que atendem a população indígena.

Saúde - A Secretaria de Saúde fará qualificação profissional para atendimento humanizado no Hospital Regional de Mamanguape, assim como será anunciada a execução de ação com parteiras potiguaras, a partir dos saberes sobre partejo remanescente, visando o enfrentamento da mortalidade materna, e oficinas de estimulação do aleitamento materno entre as mulheres indígenas nas aldeias.


MinutoPB

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários