RADIO MINUTO
Agricultura

Empaer discute atividade no campo com jovens rurais do Vale do Paraíba

A Mostra se propunha discutir a importância do jovem no meio rural, e por isso teve como centro das discussões os debates quanto às experiências rurais e histórias de resistências no campo, a partir do olhar da juventude.

29/08/2019 14h10
Por: Redacao

Com a participação de mais de 100 jovens, na sua maioria estudantes filhos de agricultores familiares, foi realizada nessa quarta-feira (28), no município de Salgado de São Felix, a I Mostra da Juventude Rural do Município de Salgado de São Félix, numa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Prefeitura Municipal e outros parceiros.
 
A Mostra se propunha discutir a importância do jovem no meio rural, e por isso teve como centro das discussões os debates quanto às experiências rurais e histórias de resistências no campo, a partir do olhar da juventude. Na ocasião, houve oportunidade de se discutir os desafios da juventude do município com relação à agricultura familiar, sendo feita uma avaliação das formas e vivências do jovem no meio rural, diante das mudanças na sociedade e o acesso às políticas públicas em favor dele.
 
A programação constou de ações do Projeto Ecoprodutivo implantado pelo Governo do Estado no município, por meio da Empaer. A exposição em maquete de biodigestor com barragem subterrânea e o reuso de água chamou a atenção dos jovens que reconheceram como sendo uma alternativa sustentável. A organização do evento ficou a cargo da gerência operacional local, tendo à frente os extensionsistas José Wilson e Jamila Leal, com acompanhamento do gerente regional, Paulo Emilio de Souza. O evento também contou com a participação dos extensionistas da gerência regional de Itabaiana, Antonio Jocemar da Silva e Berenice Oliveira de Lima.
 
Em estandes, foram mostradas as atividades desenvolvidas na Associação de Artesãos e Produtores Culturais do Município de Salgado de São Félix e outras com a comercialização de produtos da apicultura desenvolvida no município, de responsabilidade da Cooperativa do Mel local. Houve também mini-curso de carcinicultura, abordando a técnica de criação de camarão em viveiros.
 
Durante o evento, a Secretaria de Saúde do Município ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, atualização vacinal, testes rápidos e orientações a população sobre os cuidados com a saúde. A Secretaria da Educação apresentou o Projeto Asa Verde e suas ações no município, com a visita a Escola Municipal Eunice Barbosa, onde foram distribuídas mudas de plantas frutíferas.  A Secretaria Municipal de Infraestrutura fez uma apresentação sobre reciclagem e a Secretaria de Assistência Social promoveu o momento com apresentações culturais.

 

Minuto PB

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários