RADIO MINUTO
ParaPan Lima

Paraibana de São Bento é Ouro nos Jogos Parapan de Lima, no Perú

Paratletas da Paraíba conquistam 12 medalhas no Parapan

02/09/2019 08h47
Por: Redacao

A Paraibana de São Bento, no Sertão do Estado, Silvana Fernandes, conquistou medalha de ouro nos jogos Parapan Americanos, que aconteceram em Lima, no Perú. Ao todo, 12 paratletas paraibanos que estiveram nos Jogos conquistaram medalhas, sendo dez de ouro, uma de prata e uma de bronze, sendo esta última conseguida por Ailton de Andrade, no halterofilismo.
 
Os primeiros colocados nos pódios foram: no atletismo: Petrúcio Ferreira nas provas dos 100 e 400 metros rasos; Ariosvaldo Fernandes, na corrida com cadeira de rodas e Cícero Valdiran, no lançamento de dardo. Petrúcio, ainda levou uma prata no revezamento 4 por 100.
 
No futebol de cinco para deficientes visuais, Luan Lacerda e Matheus Costa; no taekwondo, Silvana Fernandes e no goalball masculino, Émerson Silva e José Roberto. A Paraíba ainda brilhou com mais ouro no vôlei sentado, através de Agtônio Dantas e Maria Luzineide também no halterofilismo.
 
“Uma marca impressionante que os paraibanos conseguiram em Lima, nos Jogos Parapan Americanos, o que mostra o avanço do segmento aqui no estado”, disse Jean Azevedo, gerente executivo do para-desporto da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
 
Os integrantes das comissões técnicas também brilharam, já que no futebol de cinco, o técnico Fábio Luiz, o assistente Josinaldo Costa, o fisiologista Alexandre Sérgio e o fisioterapeuta Halekson Barbosa, são paraibanos. Na equipe de goalball feminino, que também venceu o ouro, tivemos o técnico Dailton Freitas e o auxiliar, Jonatas Castro. Já no atletismo, o treinador Pedro de Almeida e na natação, modalidade responsável por inúmeras medalhas pelo Brasil, o enfermeiro, Adeilton Dantas.
 
“Os para-atletas aqui da Paraíba demonstraram garra e muita vontade de competir e vencer, pois conseguiram essa grande marca em trazer 12 medalhas, sendo dez de ouro, uma de prata e uma de bronze concretizando a incrível marca de todos que foram, voltar com o objetivo conquistado nesse evento importantíssimo. Além deles, os que trabalharam nas comissões técnicas, embora não tenham o direito a medalha, mas foram imprescindíveis para esta marca não só para o estado, como também para o Brasil, que somou mais de 300 medalhas, superando os Estados Unidos no quadro geral”, ressaltou o secretário Hervázio Bezerra, titular da Sejel.
 
Os Jogos Parapan Americanos realizados em Lima, no Peru, tiveram o início no dia 23 de agosto e o término neste domingo (1º). O evento é uma realização do Comitê Paralímpico das Américas. No quadro geral de medalhas, o Brasil foi o primeiro geral com 308 medalhas, seguido pelos Estados Unidos, com 185.

 

Minuto PB

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários