GOVERNO - PB - TOPO
GOVERNO - PB - TOPO - 2
Saúde

A luta de Olívia Bruna contra a Doença de Wilson

Infelizmente a demora do diagnóstico trouxe várias complicações

22/03/2019 16h30Atualizado há 1 mês
Por: Redacao
Olívia Bruna, 28 anos
Olívia Bruna, 28 anos

Olívia Bruna, (28 anos), sofre há quatro anos com uma enfermidade rara chamada doença de Wilson, mal que provoca o acúmulo de cobre no organismo, principalmente no fígado e cérebro.

Infelizmente a demora do diagnóstico trouxe várias complicações, hoje com dificuldades sérias para andar, falar e engolir, Bruna depende da família até para executar tarefas mais simples.

A fisioterapeuta Isabel Dutra explica que o acompanhamento é necessário para amenizar as contraturas articulares e prevenir outras limitações.

A fonoaudióloga Maríllia Bezerra fala que Olívia Bruna sofre de disfagia (dificuldade de engolir) e disartrofonia, dificuldade da movimentação de todos os músculos que pertencem a produção da fala.

O acompanhamento de ambas as profissionais precisam ser diários.

Além disso, Bruna deve tomar mais de 30 comprimidos por dia. Fraldas e uma alimentação especial regrada aos enlatados nutri enteral e floraliv são indispensáveis no atual estado clínico em que ela se encontra.


Gleydson Vieira

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários